superemptysayajins

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Vegeta


A aparência inicial de Vegeta nos mangás é a de um personagem baixo e atarracado, com cabelos espetados e visíveis entradas na testa. Comparado ao personagem principal Goku, Vegeta é bem mais baixo do que ele. Com o desenrolar da série, o estilo de Toriyama se refinou e Vegeta se tornou mais esbelto. Em Dragon Ball GT, a aparência de Vegeta sofre mudanças radicais, com o abandono completo do uso de suas vestimentas Saiyajin em troca de um estilo similar ao de um homem da vida real. No início da série, Vegeta possui uma cauda, que perde em uma luta com Goku e seus aliados. Ele usa diversas variações de sua armadura Saiyajin, mas começa a abandoná-la após enfrentar Cell tirando as ombreiras da armaduras, porém suas luvas e botas ainda refletem suas raízes Saiyajin até o fim da série escrita, na saga de Majin Boo, o Vegeta já abandona a armadura peitoral do Saiyajin ficando com o macacão azul.

[editar]Personalidade

Quando Vegeta surge na série, é um personagem sádico, chegando ao ponto de destruir seu companheiro de longa data, Nappa, quando o mesmo não consegue derrotar Goku. Durante esse tempo, Vegeta demonstra um grande desejo por imortalidade e poder. A personalidade de Vegeta muda de assassino cruel para anti-herói vingativo, obcecado por se tornar mais forte do que Goku. Após algum tempo, Vegeta se apaixona pela terráquea e amiga de Goku, Bulma, e com ela tem seu primeiro filho, Trunks. Como resultado de seu amor por Bulma e o nascimento de seu filho, Vegeta se torna simplesmente um rival de Goku e escolhe a Terra como um lugar para se estabelecer e viver. Mais tarde, Vegeta e Bulma tem mais uma filha, Bra, que só é apresentada em Dragon Ball GT.

[editar]Habilidades

Vegeta utilizando o Galick Ho.
Vegeta é capaz de criar e fortalecer ataques através de seu ki. Ele tem a habilidade de utilizar a técnica Buku-jutsu (舞空術?) para voar. Constantes treinamentos e sua herança Saiyajin lhe deram força, velocidade e reflexos sobrehumanos.
Vegeta usa ataques similares aos dos protagonistas da série, como uma onda de ki similar ao Kamehameha de Goku. Este raio, conhecido comoGalick Ho (ギャリック砲?), é usado por Vegeta durante sua batalha com Goku numa tentativa de destruir a Terra. Vegeta depois desenvolve as técnicasExplosão do Super Vegeta (ビッグ・バン・アタック?) e o Resplendor Final (ファイナルフラッシュ?), ataques muito mais poderosos do que os anteriores. EmDragon Ball GT, demonstra um novo e poderoso ataque, o Ataque do Brilho Final (ファイナルシャインアタック?), em que dispara um grande raio verde de energia ki que se amplia com a distância e no Dragon Ball Z, saga de Boo, ele utiliza uma das técnicas mais poderosas do anime chamada deExplosão do Super Vegeta, ele usa toda a energia de sua vida para destruir o seu oponente, essa técnica quase foi utilizada por Goku para matar o Dragão de 1 estrela. Vegeta também desenvolveu a técnica Zanzouken (残像拳? "Punho da Imagem Remanescente"), a técnica de se mover tão rápido que a imagem permanece parada no lugar foi utilizada pelos dois protagonistas contra o Dragão de 1 estrela.
Vegeta possui ainda diversas transformações que aumentam suas habilidades de diferentes formas. No início da série, pode se transformar emOozaru, que aumenta em dez vezes seu poder, contanto que ainda tenha sua cauda. Ele também ganha a habilidade de se transformar em Super Saiyajin e conforme a série progride, outros níveis mais avançados.

[editar]Transformações

Vegeta pode ainda se fundir com Goku e criar um guerreiro com o poder e habilidades de ambos. Uma das maneiras para tal é através do uso dos Brincos Potara, resultando em Vegetto. A outra forma é pela Dança Metamoru, que cria Gogeta.

[editar]História

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.
Vegeta surge na série como um orgulhoso príncipe da raça Saiyajin. Ele visita a Terra com Nappa com o intuito de utilizar as esferas do dragão para desejar a imortalidade.[1] Ele quase não escapa com vida de uma batalha contra Goku. Após se recuperar, Vegeta vai até Namek para fazer um desejo com as esferas: a imortalidade. Ao chegar, Vegeta elimina vários capangas deFreeza e alguns membros das Forças Especiais Ginyu. Posteriormente, é derrotado e morto por Freeza, mas revive com um desejo feito com as esferas. Vegeta decide ficar na Terra, começa um relacionamento com Bulma e se casa com ela, tendo depois um filho, Trunks.
Anos depois, Vegeta finalmente se transforma em Saiyajin 1, se tornando o guerreiro mais poderoso do universo e derrota com facilidade o Andróide #19, enviado para matar Goku. Porém, mesmo como Super Saiyajin 1, é derrotado pela Andróide #18. Depois, Vegeta treina, com seu filho Trunks se transforma em Super Vegeta ultrapassando os poderes de um Super Saiyajin 1, porém, não alcançando a transformação de nº 2 e derrota Cell, que havia absorvido o Andróide #17. Porém, sua arrogância acaba por permitir que Cell absorva a Andróide #18 e alcance sua forma perfeita. Vegeta não consegue derrotar Cell e é obrigado a participar de um torneio de artes marciais criado pelo mesmo. Ele enfrenta um dos Cell Jrs. e ainda mostra sua fúria após ver seu filho Trunks ser morto por Cell, chegando a ajudar Gohan a derrotar o vilão, distrando-o com um golpe.
Sete anos depois de tais acontecimentos, Vegeta se deixa consumir pelo poder do mago Babidi, com o objetivo de se tornar mais forte do que Goku superando a transformação de nº 2. Mas quando o monstro Majin Boo renasce como resultado da energia liberada pela luta entre goku e Vegeta na qual Vegeta vence, Vegeta o enfrenta sozinho e percebendo o erro que tinha cometido, se sacrifica tentando derrotar utilizando a técnica "A Super Explosão do Super Vegeta"Majin Boo. Depois que Enma devolve a Vegeta seu corpo e o envia para Terra para derrotar Boo, ele se funde com Goku ao usar os brincos Potara, criando Vegetto, que supera a força de Boo. Eventualmente, ele é absorvido por Boo e a fusão acaba. Goku e Vegeta então recuperam os aliados que Boo absorveu, e após mais uma batalha, onde Vegeta mesmo estando muito machucado luta com todas as suas forças enquanto Goku forma a maior GenkDama já feita, porém mesmo com o poder da GenkDama Goku não consegui derrotar Boo, então Vegeta tem a idéia que salvou o universo, pediu a Shenlong para devolver o poder que Goku tinha antes de começar a lutar e que todos os seres vivos que Boo matou voltassem a vida para que possam doar seus poderes para Kakaroto formar a GenkDama, só então Boo foi derrotado. Em Dragon Ball GT, Vegeta é possuído por Baby e enfrenta Goku, mas eventualmente se separa do corpo de Baby após a destruição do mesmo. Quando Omega Shenlong surge no enredo, Vegeta se funde com Goku como Super Saiyajin 4 para formar Gogeta Super Saiyajin 4, que derrota Shenlong. Ao fim da série, Vegeta se despede de Goku, que lhe deixa a tarefa de proteger a Terra em seu lugar pois Vegeta é o único que possui o mesmo poder de luta de Goku, assim sendo os mais poderosos de todo o universo.
Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

[editar]Aparições em outras mídias

Vegeta aparece em vários jogos da série Dragon Ball tanto como personagem jogável ou chefe. Em alguns jogos, tais como Dragon Ball: Raging Blast, Vegeta é capaz de se transformar em Super Saiyajin 3.[2] Ele ainda está presente nos jogos crossovers Battle Stadium D.O.N,[3] Jump Super Stars[4] e sua sequência Jump Ultimate Stars.[5] Ainda dentro da série, Vegeta aparece em vários filmes. Se destacou em Dragon Ball Z: O Renascimento da Fusão - Goku e Vegeta, onde deixou seu orgulho de lado para se fundir com Goku, criando Gogeta, a fim de derrotar o vilão Janemba.[6] Também apareceu em todos especiais de TV e OVAs de Dragon Ball Z. No crossover Cross Epoch, que junta personagens de Dragon Ball e One Piece, Vegeta se torna o capitão de um grupo de piratas espaciais cuja tripulação inclui Trunks, Nami e Nico Robin.[7] No mangá Neko Majin, paródia de Dragon Ball feita por Akira Toriyama, Vegeta aparece em um capítulo enfrentando o protagonista Neko Majin. Ao final da luta, Vegeta decide nunca mais aparecer em um mangá de comédia.[8] Vegeta teve uma breve aparição em uma edição especial do mangá Kochikame. Nessa edição, Vegeta e Goku assistem Ryo, protagonista do mangá, tentar prender Freeza por ter estacionado sua nave de forma ilegal.[9] A primeira luta entre Vegeta e Goku foi parodiada em um capítulo do mangá Bobobo-bo Bo-bobo, lançado em novembro de 2004 pela revista Shōnen Jump. Os personagens Jelly Jiggler e Don Patch representavam Goku e Vegeta respectivamente.[10] No episódio Money Ball Z, paródia do filme Moneyball, do programa MAD, Vegeta e outros personagens de Dragon Ball são colocados no time de baseball Oakland Athletics.[11] O personagem Vegetal do mangá espanhol Dragon Fall é uma paródia de Vegeta.[12]
Vegeta já fez diversas contribuições para o gênero musical. No álbum Dragon Ball Z Hit Song Collection 8: Character Special 2, Vegeta canta a música "Vegeta-sama no Oryori Jigoku!!", que se foca no personagem cozinhando um okonomiyaki.[13] Na canção "Saiyan Blood", presente no álbum Dragon Ball Kai: Song Collection, Vegeta fala sobre o quão grandioso ele é.[14] Outras músicas que falam sobre Vegeta são "Koi no NAZONAZO", que mostra a sua relação com Bulma, e "Ai wa Ballad no Yō ni~Vegeta no Theme~", onde Vegeta reflete sobre sua vida e família.[15][16] Ele também é citado na música "Goku" de Soulja Boy Tell 'Em.[17] Em 2012, o escritor Derek Padula criou o livro Dragon Ball Z "It's Over 9,000!" When Worldviews Collide, onde ele fala sobre os pontos de vistas de Goku e Vegeta e como eles estavam predestinados a lutar.[18] A imagem de Vegeta já foi utilizada para estampar latas de café vendidos pela empresa japonesa Pokka.[19]

[editar]Recepção

Vegeta foi muito bem recebido pelos leitores e se tornou um dos personagens mais populares da série. Nas duas enquetes de popularidade realizadas pela Weekly Shōnen Jump, Vegeta se classificou em quarto e segundo lugar respectivamente.[20] Em outra enquete, presente no guia Dragon Ball Kazenban Official Guide: Dragon Ball Forever, Vegeta se classificou em segundo lugar novamente.[21] Ele também apareceu em duas edições do prêmio anual Anime Grand Prix, realizado pela revista Animage, na categoria "Personagem Masculino Favorito". Em 1991 o personagem ficou em décimo segundo lugar e em 1992 caiu para décimo terceiro.[22][23] Na lista "Top 8 Histórias de Amor em Animes", do site About.com, a relação entre Vegeta e Bulma foi colocada em segundo lugar, com a escritora Katherine Luther comentando que a formação desse casal foi extremamente inesperada pelos fãs.[24] O site de jogos IGN nomeou Vegeta o décimo primeiro melhor personagem de anime de todos os tempos, dizendo que ele foi o primeiro "bastardo absoluto" que conquistou os fãs.[25] Em uma pesquisa da Oricon, Vegeta foi eleito o oitavo melhor coadjuvante em anime e mangá.[26] Em uma votação sobre melhor anti-herói do mundo dos animes, realizada pelo site brasileiro Henshin, Vegeta ficou em quarto lugar.[27] O Mania Entertainment colocou Vegeta em nono lugar na sua lista de personagens masculinos que mais causam dor de cabeça por causa da sua obsessão em superar Goku.[28] Várias mercadorias com a aparência de Vegeta tem sido lançadas, tais como figuras de ação,[29][30] chaveiros,[31] adesivos[32] e até mesmo carteiras.[33]
Desde sua primeira aparição, Vegeta vem sendo analisado e críticado por várias mídias especializadas em anime, mangá e video game. Em uma crítica da Saga Saiyajin, feita pelo site Mania Entertainment, a primeira luta entre Vegeta e Goku foi dita como a melhor luta já criada.[34] Theron Martin do Anime News Network notou que o orgulho de Vegeta foi parcialmente responsável por todo o sucesso da série. Sua segunda luta contra Goku foi comentada por ser muito divertida, apesar de sua duração e dos estilos de luta de Goku e Vegeta, descritos como "um tanto velhos".[35] Em outra revisão, Theron afirmou que a melhor cena da luta final contra Cell foi quando Vegeta superou seu orgulho para ajudar Gohan, já que o climax foi criado nessa cena.[36] O site de jogos GameSpot caracterizou Vegeta como o modelo de pessoa errada; "ele é ganancioso, invejoso, egoísta, emocional e, pior de tudo, genocida. Vegeta é o oposto de Goku, apesar de ambos serem Saiyajins".[37] Em uma revisão dos primeiros quarenta episódios de Dragon Ball Z, o IGN disse que vilões como Vegeta não são nada extravagantes, mas eles têm um carisma sarcástico e arrogante que os deixam divertidos.[38] No livro Dragon Ball Z "It's Over 9,000!" When Worldviews Collide, o escritor Derek Padula comenta inúmeras vezes que a personalidade e a visão de mundo de Vegeta são os resultados de ter sido criado em uma sociedade que luta pelo poder, construída através da fusão de tecnologia científica externa e uma ciência mente-corpo.[18] Ele também afirma que Goku provocou uma enorme mudança na vida de Vegeta; por exemplo, em seu modo de ver os outros: "antes de conhecer Goku, Vegeta via os outros seres como números que eram mostrados em seu scouter".[18] O site Them Anime Reviews achou que o relacionamento de Vegeta e Bulma tinha muito potencial cômico e críticou o modo como ele foi esquecido com o tempo.[39] Seu dublador brasileiro, Alfredo Rollo, comentou em uma entrevista que "o que eu mais curto no Vegeta é aquele estilo durão. Ele nunca dá risada - só sarcastica - e não tem esse lance de sensibilidade, amor e carinho".[40] Seu seiyu Ryo Horikawa, também em uma entrevista, comentou que se sente honrado e sortudo por fazer a voz do Vegeta. Ele disse que sempre tentou fazer do Vegeta o "vilão supremo", sofisticado mas intimidador.[18]
Vegeta, assim como vários personagens, recebeu muitas críticas negativas em Dragon Ball GT. Muitos sites e fãs comentaram que o personagem deixou de ser legal e se tornou um pateta, citando o seu novo "bigode esquisito" como um dos culpados.[41]

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário